Nico Gaitán surpreende a Europa


Gaitán (foto ASF)O argentino Nicolás Gaitán já é o terceiro marcador do Benfica. Alguém ainda se lembra quanto custou? 

É mais um nome que começa a fixar-se nas agendas dos principais olheiros dos clubes europeus. O golo que gelou o Parque dos Príncipes, esta quinta-feira, e que garantiu a passagem encarnada rumo aos quartos-de-final da Liga Europa, teve ecos nos quatro recantos da Europa, ficando na memória a forma subtil como enganou o guarda-redes dos franceses para inaugurar o marcador com o pé esquerdo. Os observadores presentes no estádio do PSG seguramente não deixaram escapar a oportunidade de registar com agrado a chegada de mais um virtuoso pé esquerdo à Europa. 

Nico Gaitán, de 23 anos, entrou discreto no território do Velho Continente proveniente, ainda assim, de uma das melhores escolas do futebol sul americano: foi no mítico palco la bombonera, casa do Boca Juniors, que despertou a atenção dos responsáveis do Benfica numa altura em que na Luz se procurava a todo custo um substituto para a prevista saída de Di María. Por 8,4 milhões de euros (lembram-se?) o Benfica assegurou um reforço que, a manter a continuidade e com o natural crescimento proveniente da rotina e maior adaptação ao estilo do futebol europeu, poderá afinal dizer-se que até nem foi caro. Os golos apontados, os pontos garantidos já pagaram o investimento. 

Quase com 40 jogos

Jesus não prescinde das potencialidades do número 20 argentino, que apesar de não ser o jogador mais utilizado (tem 2826 minutos) é quem tem maior número de jogos no plantel: tem 39, poderá chegar às 40 partidas oficiais, em todas as competições, na segunda-feira com o Paços Ferreira, num jogo que se adivinha com um grau de dificuldade elevado.

Gaitán continua, por outro lado, a somar pontos também no plantel encarnado: fez o oitavo golo da temporada (em todas as provas) juntando-se ao companheiro Salvio em terceiro lugar dos goleadores do plantel, apenas superados por Cardozo, com 16 golos, e Saviola, com 12. 

Para todos os efeitos, poucos esperariam que na sua primeira temporada fora da Argentina Nico Gaitán obtivesse semelhante rendimento. E ao mesmo tempo faz crescer água na boca quando se sabe que no futuro Jesus lhe reserva a posição dez da equipa.

0 comentários: