Brasil – Ronaldo, um fenomenal homem de negócios


Ronaldo (foto AP)A vida do craque vai mudar mas, com património e imagem impressionantes. Ronaldo continuará debaixo dos holofotes mesmo fechado num gabinete. A sua empresa de agenciamento de jogadores sonha em ter Ganso e... Neymar.

Fenómeno morto, fenómeno posto: Ronaldo vai começar uma carreira nos gabinetes seguramente menos genial do que a dos relvados, mas igualmente com argumentos de peso. Por argumentos leia-se cifrões e uma imagem fantástica. «Pelé parou de jogar há mais de 30 anos e ainda é um garoto propaganda excepcional», justifica o especialista em marketing desportivo Wagner Luiz.

Mas Ronaldo não é só dinheiro e imagem. Dele pode esperar-se um homem de negócios exigente com os assessores - tem alto sentido crítico, de acordo com dirigentes do Corinthians - implacável com atrasos (nunca mais perdoou a um técnico-adjunto do alvinegro que se atrasou 10 minutos para uma sessão de musculação), poupado - hoje em dia gaba-se de não ter nenhum gasto fútil - e atento ao mercado - segue os movimentos da Bolsa com atenção. «Compra na Petrobrás e na Vale do Rio Doce», confidenciou um amigo. 

IMOBILIÁRIO

Qualidades úteis na gestão de uma fortuna importante. O património de Ronaldo, um jogador com uma face boémia, sem dúvida, mas estruturalmente responsável, foi aumentando sustentadamente ao longo da carreira. Hoje está avaliado em 120 milhões de euros, mais milhão, menos milhão. O Fenómeno apostou no ramo imobiliário para gozo próprio, mas também para benefício a prazo: acabou de comprar uma luxuosa mansão nos Jardins, bairro de classe alta no centro-oeste de São Paulo, no valor de 4,5 milhões de euros.
Já tinha um apartamento na cidade, no ainda mais restrito bairro de Higienópolis, de três milhões. No Rio de Janeiro, a cidade natal, é dono de outro apartamento e da vivenda em que a mãe mora. Em Angra dos Reis tem mais uma propriedade, e na Europa residências em Madrid e Paris. Mais: cedeu um prédio de seis andares à Universidade Estácio de Sá, no Rio, a quem cobra aluguer e uma percentagem nas matrículas.

PATROCÍNIOS

Além disso, todos os meses caem 800 mil euros na conta pelos contratos de patrocínio, que garantirá até ao final do ano. AmBev, Claro, Vale do Rio Doce e Hypermarcas apoiam o ex-craque. E devem continuar a apoiar durante a reforma. «Ao que tudo indica sim, porque ele vai continuar ligado ao Corinthians, não se sabe ao certo em que função, quem sabe à selecção brasileira, terá sempre muita comunicação social em torno dele, projectos novos e isso atrairá estes patrocinadores e, quem sabe, outros», admite Diogo Ávila, jornalista da Marca Brasil.

Para já, perda mesmo só dos 400 mil euros de salário que ganhava no Parque São Jorge.

AGENTE

Ronaldo ainda é detentor de uma percentagem numa cadeia de ginásios e vai dedicar muito tempo a 9ine, empresa de agenciamento de atletas, cuja previsão de receitas é na ordem dos 25 milhões nos próximos quatro anos. Anderson Silva, rei do MMA, é um dos representados. Ganso, do Santos, pode estar a caminho. Fala-se em Neymar, para muitos «o novo Ronaldo». Os fãs podem ficar descansados, o Fenómeno vai continuar a ser notícia, mesmo de fato e gravata, fechado num gabinete.

0 comentários: