Benfica 1-1 Portimonense. O 'herói improváve Nuno Gomesl' safou Jesus da derrota

Depois da derrota em Braga, Benfica volta a ceder terreno. Jesus assumiu responsabilidade da desistência "oficiosa" do título e da aposta na Liga Europa ao colocar em campo 10 habituais suplentes, mas foi Nuno Gomes a minimizar os estragos do seu treinador. FC Porto pode ampliar vantagem na liderança da Liga Zon Sagres para 13 pontos, caso vença a U. Leiria e ficar a um passo do título.
O Benfica voltou a ceder pontos na Liga Zon Sagres, ao empatar (1-1), este domingo, com o Portimonense, "lanterna vermelha" da prova, em jogo da 23ª Jornada da Liga Zon Sagres.
O Benfica entrou em campo literalmente com dez suplentes, aos quais se juntou a classe de Pablo Aimar, numa clara mensagem de Jorge Jesus quanto ao campeonato: a Liga Europa é, agora, o objectivo.
Ora, após 20' iniciais de pressão intensa, com Kardec a permitir a Ventura a primeira grande defesa do encontro logo nos primeiros minutos, os algarvios lograram ser bem-sucedidos na estratégia ultra-defensiva que adoptaram.
Aos 28', num dos raros ataques da equipa de Carlos Azenha, Roderick Miranda desviou a bola com a mão, dentro da grande-área, provocando grande penalidade.
Na conversão, o "capitão" Ricardo Pessoa bateu Moreira e abriu o activo, gelando a Luz.
Para os segundos 45', Jesus reconheceu o erro da mudança radical e colocou duas armas de peso em campo: Gaitán e Salvio, para os lugares de Felipe Menezes e Carole, indelevelmente "reprovado" na estreia.
Desde logo o futebol do Benfica se alterou - para melhor - com maior capacidade de explosão e velocidade no meio-campo.
Ainda assim, e mesmo com um Portimonense a jogar bem recolhido no seu último terço, o Benfica continuava a não acertar com a baliza de Ventura e o adversário, em contra-ataque, até provocou verdadeiros calafrios.
Certo é que o empate chegaria, aos 78', e pela cabeça do mais improvável "reforço": Nuno Gomes, entrado nove minutos antes em campo, aproveitou uma confusão na pequena-área para fixar o 1-1 final.
Até ao final, Ventura mostrou todas as suas qualidades, evitando as sucessivas investidas de Franco Jara, Nuno Gomes ou Alan Kardec.
Com este empate, o Benfica passa a somar 52 pontos e pode ficar a 13 pontos do líder FC Porto, caso os "dragões" vençam, amanhã, a U. Leiria.
O Portimonense abandona o último lugar da tabela, igualando a Naval 1º de Maio com 16 pontos no penúltimo lugar. Devido à diferença entre golos marcados e sofridos, os figueirenses assumem a última posição.



Ficha de Jogo
Liga Zon Sagres: 23ª Jornada
Estádio da Luz, Lisboa
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
BenficaMoreira; Luís Filipe, Jardel, Roderick Miranda e Carole; Airton; Felipe Menezes, Pablo Aimar e César Peixoto; Jara e Kardec.
Suplentes: Júlio César, Salvio, Weldon, Nico Gaitán, Nuno Gomes, Sidnei e Fernández.
Treinador: Jorge Jesus.
PortimonenseVentura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Rúben Fernandes e Ricardo Nascimento; Elias e Soares; Lito, Pedro Moreira e Candeias; Calvin Kadi.
Suplentes: Pedro Silva, Di Fábio, Nilson, Pires, Vilas Boas, Hélder Castro e Patrick.
Treinador: Carlos Azenha.

Golos: Ricardo Pessoa (g.p., 28'), Nuno Gomes (78')

0 comentários: