V. Setúbal – Benfica, 0-2

Campeões impõem-se no Bonfim
O Sport Lisboa e Benfica venceu este domingo o Vitória de Setúbal, por 0-2. Os sadinos tentaram complicar a vida aos campeões nacionais, mas os “encarnados” responderam categoricamente ao desafio apresentado e selaram mais três pontos na Liga portuguesa, com uma exibição segura.

Esta partida do Bonfim começou com um bom ritmo, com ambas as equipas a disputarem todos os lances como se do último se tratasse. Os primeiros dez minutos ficaram marcados pela dificuldade dos “encarnados” em assentarem e em imporem o seu jogo, devido à estratégia de Manuel Fernandes, que preferiu povoar o meio-campo deixando as alas para segundo plano.

O quarto de hora inicial teve um pequeno ascendente dos sadinos, mas a primeira oportunidade de golo pertenceu aos campeões nacionais. Pablo Aimar bateu um canto na direita, para Salvio rematar de primeira de fora da área, com o esférico a passar muito perto do ferro. Aos 23 minutos mais uma boa oportunidade para o Benfica. Aimar desmarcou Saviola, o guardião Diego antecipou-se e Cardozo na recarga não inaugurou o marcador devido ao corte de Miguelito em cima da linha de golo.

Os dez minutos seguintes ficaram marcados por dois grandes lances do central Luisão. Primeiro com um bom cabeceamento, na sequência de um canto, com Diego a defender para fora e volvidos dez minutos, outra vez num pontapé de canto, o defesa brasileiro recebeu no peito, passou com muita categoria por um defesa e finalizou à meia volta, para mais uma grande defesa do brasileiro do Vitória do Setúbal. O perigo rondava as redes sadinas.

A formação às ordens de Manuel Fernandes nunca criou muito perigo e sempre que chegou à baliza do Benfica encontrou um Roberto muito inspirado, como aconteceu aos 41 minutos, com Pitbull a bater um livre lateral directo à baliza, com o espanhol a não complicar. O golo inaugural apareceu em cima do apito para o regresso às cabines. Depois de várias tentativas, o sector ofensivo dos “encarnados” chegou finalmente ao desejado golo. Saviola arrancou no flanco direito, centrou para o segundo poste, onde estava Nico Gaitán que rematou de primeira cruzado para o fundo das redes. Finalização sublime do argentino, que fez o seu quinto golo na Liga portuguesa. Ao intervalo a vantagem mínima era justa.

O Vitória de Setúbal voltou a entrar melhor no segundo tempo, mas em duas oportunidades criadas voltou a encontrar um grande roberto entre os postes. Primeiro foi Zeca que fugiu bem na direita e rematou cruzado para boa defesa com os pés de Roberto e volvidos três minutos, Pitbull rematou de fora da área com violência, para boa intervenção do guardião benfiquista.

A reacção não se fez esperar e Saviola, já dentro da grande área, rematou levando o esférico a rasar a barra. Os sadinos continuavam a disputar todos os lances com agressividade e aos 58 minutos, Miguelito agrediu Aimar na face e viu… cartão amarelo!

Os comandados de Jorge Jesus acabaram por “matar” o jogo aos 78 minutos. O recém-entrado Franco Jara recuperou a bola no meio-campo, abriu na direita para Maxi Pereira que centrou, para o mesmo Jara finalizar com um remate acrobático espectacular. O argentino iniciou e concluiu a jogada com êxito.
A dez minutos do final, Javi García cabeceou para o fundo das redes, mas Cosme Machado anulou o lance por suposta falta do médio espanhol. Infracção discutível. Com os três pontos conquistados, Gaitán ainda podia ter aumentado a parada, quando já nos descontos tirou Valdomiro da frente e rematou, com Miguelito a voltar a salvar em cima da linha de golo.

Vitória bem conseguida por parte dos campeões nacionais, que alcançaram assim, o 15.º triunfo consecutivo. Depois desta vitória, o plantel do Benfica vai folgar na segunda-feira e vai iniciar a preparação do próximo embate na terça-feira. O adversário da 19.ª jornada será o Vitória de Guimarães.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze inicial: Roberto, Maxi Pereira, Sidnei, Luisão, César Peixoto, Javi García, Salvio (Airton 85’), Aimar (Carlos Martins 72’), Gaitán, Cardozo e Saviola (Franco Jara 72’).


    

Vitoria Setubal vs SL Benfica 0-2

0 comentários: