O imponente dragão na cidade talismã


O medo do FC Porto e o flagelo defensivo dominam os ares de Sevilha. Mas, com o Sevilha bem ou mal, o Sánchez Pizjuan deverá ser o maior desafio de Villas Boas até agora. 

2829 dias depois de aqui ganhar uma épica Taça UEFA, o FC Porto regressa a Sevilha para jogos a doer (já passou por cá entretanto com Jesualdo Ferreira, mas para particulares), e regressa num momento complicado... para o FC Sevilha.

Duas grandes forças do futebol europeu, e a força que os conduz à via comum da ilusão, à felicidade nunca esquecida pelos dragões, que abordam o jogo com uma enorme tranquilidade resultante do domínio na liga portuguesa, enquanto a grandeza do Sevilha, actualmente em desgraça em La Liga, só vale pela revolta e consciência do seu carácter.

Mas diga-se o que se disser, o FC Porto terá um teste enormíssimo. Mesmo com a equipa tão mal, em Sevilha, não há espaço ao divórcio, a paixão que os consome supera sempre a «inutilidade actual» da formação sevilhana, como se escreve por aqui, face à decepção crescente, após o deslumbramento inicial (ganhou o primeiro jogo oficial, a primeira mão da supertaça espanhola ao Barcelona, e isso fez disparar as ambições). E hoje, os jogadores sevilhanos são uma espécie de príncipes humilhados, a quem se fazem exigências de maior clareza quando ao seu valor e estatuto.

Sim, haverá dois mil dragões nas bancadas, mas haverá mais de 40 mil andaluzes em brasa, os que trazem sempre intacto para o estádio o seu universo sevilhano, harmonias actualmente em formas distorcidas, é certo, mas os jogadores de Manzano também não são nada dados à resignação, respiram com os adeptos, e querem-se desculpar à custa do FC Porto.

Mas basta ver a manchete do El Mundo para notar até que ponto o medo alastra: «Só temos a Liga Europa, mas o problema é o imponente FC Porto». Imponente. Com todas as letras. 

Equipas prováveis: 

SEVILHA: Palop; Martin Cáceres, Sérgio Sánchez, Escude e Navarro; Medel, Jesus Navas e Deigo Capel; Luís Fabiano, Rakitic e Kanouté.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.

0 comentários: