Jara vai imprimir velocidade


Para Rui Águas, escolher Franco Jara para o lugar de Saviola no jogo de amanhã com o Estugarda, no Estádio da Luz, é "uma boa solução". "A equipa não vai ficar mais fraca, só diferente, pois Jara tem mais em velocidade e potência do que Saviola e conjuga bem as suas características com o ponta-de-lança de referência que é o Cardozo", sustentou ontem o antigo avançado do Benfica, contactado pelo nosso jornal.
É, de resto, o melhor que Jorge Jesus pode fazer perante a ausência forçada de Saviola, a cumprir castigo por acumulação de três amarelos, transitados da Liga dos Campeões. "Saviola é mais apurado, esclarecido e certo no passe, dada a sua grande experiência e maturidade. Mas Jara saberá compensar isso com outras qualidades", defendeu Rui Águas.
O Benfica inicia amanhã a sua participação na Liga Europa. Independentemente do resultado, este desafio vai ser especial para Franco Jara, pois será a sua estreia a titular nas competições europeias. O camisola 11 jogou por três vezes na Champions - nas duas mãos com o Lyon e no catastrófico jogo com o Hapoel em Telavive -, mas sempre por pouco tempo, somando um total de 50 minutos na Europa.
"Esta é a primeira experiência de Jara fora do seu país natal e isso é sempre muito difícil", destacou o antigo avançado, defendendo que o avançado argentino está a demonstrar que é "forte e consistente do ponto de vista psicológico". "São aspectos muito importantes para uma carreira de sucesso. E Jara tem dado essas indicações, pois revela, neste curto período, uma evolução clara e logo num clube difícil como o Benfica."
Rui Águas destaca a pressão a que os futebolistas estão sujeitos no emblema da águia, defendendo que "não é para todos os jogadores". "Mas Jara tem respondido de forma muito positiva em todas as ocasiões. Acredito que frente ao Estugarda também o fará", sustentou.
A velocidade invulgar e o elevado ritmo de jogo são os pontos fortes de Jara, destacados por Rui Águas. De resto, o jogador, actualmente com 22 anos, foi comparado muitas vezes a Cannigia - esse mesmo que também passou pelo Benfica, em 1994/95 - quando começou a dar nas vistas no Arsenal Sarandí, clube onde o Benfica o foi buscar no início da temporada por expressivos 5,5 milhões de euros.
Jara foi mesmo a revelação do campeonato argentino na temporada passada, com sete golos marcados. "Jara é muito rápido, forte e talentoso com a bola nos pés. Promete evoluir muito mais e ter uma carreira bonita na Europa", afirma Rui Águas, para quem o Benfica é favorito no confronto com os alemães.


Utilização do avançado

J T SU MIN Golos
Liga Zon Sagres 14 0 14 233 3
Taça de Portugal 1 0 1 1 0
Bwin Cup 3 2 1 197 2
Supertaça 1 0 1 31 0
Liga dos Campeões 3 0 3 50 0
Totais 22 2 20 512 5
BENFICA-ACADÉMICA, 1-2
61'
O Benfica perde por 1-0 em pleno Estádio da Luz contra a Académica, mas Jara faz o empate. O argentino antecipa-se à defesa dos estudantes e empurra para o fundo das redes, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Fábio Coentrão na esquerda do ataque. Os encarnados acabariam por perder 2-1

BENFICA-OLHANENSE, 3-2
23'
Titular na recepção ao Olhanense, a contar para a Taça da Liga, o ex-Arsenal de Sarandi responde da melhor forma a um cruzamento da esquerda no ataque benfiquista e, de primeira, em rotação - e com o seu pior pé, o esquerdo - faz o 2-0 para as águias. Os campeões sofreram, mas venceram por 3-2.

BENFICA-NACIONAL, 4-2
89'
Saviola arranca um excelente trabalho na esquerda do ataque e, depois de driblar um adversário, serve o compatriota. De cabeça, Jara bate Bracali e fecha a contagem do encontro, já perto do apito final e numa altura em que os encarnados ainda tremiam com a possibilidade de o Nacional empatar a contenda.

AVES-BENFICA, 0-4
69'
Novamente aposta de Jorge Jesus para o onze inicial, Jara faz o gosto ao pé também neste encontro da Taça da Liga, na Vila das Aves. Salvio faz o passe atrasado, a bola sofre um desvio a acaba nos pés do avançado argentino, que ajeita e dispara forte para o ângulo mais distante. Na altura, foi o segundo das águias.

SETÚBAL-BENFICA, 0-2
78'
O Benfica vencia pela margem mínima e Jesus lança Jara. Cinco minutos depois de ter entrado, o avançado agarra na bola a meio-campo, solta para Maxi Pereira na direita e responde ao cruza-mento do uruguaio com um pontapé acrobático... para o fundo das redes. Um golaço! Este foi o momento da noite...

0 comentários: