Fez de galinha por 1500 euros



Quem está habituado a ver festejos de Cardozo de águia ao peito - e até antes de este chegar à Luz -, certamente terá estranhado a forma como este comemorou o seu golo, imitando uma galinha. O gesto nada tinha a ver com a actuação do guarda-redes do Estugarda, e o Tacuara até o repetiu por altura do 2-1, desta vez com co-participação de Jara, autor do golo. O JOGO explica agora o porquê da inovação: o ponta-de-lança aderiu recentemente à proposta lançada pela MepShow, empresa paraguaia que gere a chamada "La Quiniela", espécie de Totobola daquele país. Esta lotaria irá agora desembolsar cerca de 1500 euros para uma instituição de solidariedade paraguaia indicada pelo futebolista. O prémio deverá ser entregue hoje mesmo a um familiar do goleador.
A "dança da galinhita", na última quinta-feira interpretada por Cardozo, é já uma espécie de fenómeno social no Paraguai - e não só -, sendo que muitos atletas do país sul-americano se têm associado à iniciativa. No que toca ao futebol, um golo na primeira divisão festejado desta forma dá direito a 500 mil guaranis (cerca de 80 euros), verba que aumenta para dois mil dólares (1500 euros) caso as redes sejam abanadas na Europa, como foi o caso do Tacuara.
O gerente da Mepshow, Jorge Escobar, esclarece tudo a O JOGO. "Isto da dança da galinha começou há cerca de um ano com a criação da minha empresa e, no Paraguai, é um fenómeno. Toda a gente baila a dança da galinha. Na realidade, Cardozo é um amigo pessoal e fez este festejo para homenagear a nossa lotaria. Fizemos-lhe uma proposta e, por cada golo que marque no Paraguai, recebe em guaranis. Pelos golos que marca pelo Benfica, na Europa, recebe em dólares, neste caso dois mil por cada golo. Depois, Cardozo escolherá o destino deste dinheiro. Nós recomendamos algumas instituições, e os desportistas escolhem", concretiza o responsável.
"Esta dança é o nosso símbolo. A nossa lotaria é solidária e, regra geral, quem ganha acaba por doar os prémios para instituições de beneficência, normalmente ligadas ao apoio a crianças", prossegue Escobar, elogiando a atitude do jogador benfiquista no embate com o Estugarda, que nem sequer foi transmitido em directo na televisão do Paraguai. "Este é um gesto muito importante e mostra bem o espírito solidário de Cardozo. Ainda para mais, ele fê-lo num jogo das competições europeias, que é visto por mais pessoas", recorda.
Mas ainda não acabou. No Paraguai, o prémio duplica caso os jogadores consigam contagiar o público e levá-lo a fazer também a dança. Aí, o valor atribuído ao atleta passa a ser em torno dos 160 euros [1 milhão de guaranis], que depois serão naturalmente encaminhados para causas sociais.
A ideia deste "baile" surgiu da produção do programa "La Quiniela", que passa semanalmente em canal aberto no Paraguai. As vistosas bailarinas deram outra dimensão à dança e até acrescentaram algum cunho pessoal, mas certo é que a moda pegou e já são poucos os jogadores indiferentes a esta acção de solidariedade que envolve atletas paraguaios. Afinal, Cardozo promete repetir a dose mais umas quantas vezes até final desta época.

0 comentários: