Árbitro da Luz é o holandês que festejou o golo do Ajax


Eric Braamhaar apitou o Benfica ainda com Rui Costa como jogador (foto AP)O holandês Eric Braamhaar será o árbitro do Benfica-Estugarda. Há quatro anos, apitou um PSV-Ajax e celebrou um dos golos do Ajax. Ronald Koeman, ex-treinador do Benfica, ficou furioso e pediu-lhe explicações.

Frederikus Johannes Braamhaar foi notícia há quatro anos. 
A 18 de Março de 2007, num clássico PSV Eindhoven-Ajax (1-5) da liga holandesa, foi apanhado pelas câmaras de televisão – e pelo treinador dos locais, que tinha vindo... do Benfica, Ronald Koeman – a festejar o quinto golo dos visitantes, obra de Kenneth Pérez: fechou o punho e saltou, numa expressão de alegria, imagem que correu Mundo.

No fim do jogo, Koeman pediu explicações pelos festejos. «Claro que fiquei feliz quando o Ajax marcou, encantado até, na verdade. Mas não como um adepto, antes pela forma como o golo surgiu. Houve uma falta sobre o médio Tom De Mul no início da jogada, mas dei a lei da vantagem. Marcarem demonstra que acertei na decisão. Por isso festejei, estava satisfeito comigo próprio. Foi errado?», disse, então, Eric Braamhaar.

Braamhaar, de 44 anos, residente em Entre, na província holandesa de Vijssel, já se cruzou com o Benfica em três ocasiões. 

Dirigiu, em Glasgow, o Celtic-Benfica (3-0) da fase de grupos da Champions, a 17 de Outubro de 2006, e o Espanhol-Benfica (3-2), da primeira mão dos quartos-de-final da Taça UEFA, a 5 de Abril de 2007. Foram mais felizes as águias no terceiro confronto: vitória por 1-0 na Dinamarca, diante do FC Copenhaga, golo de Katsouranis, na pré-eliminatória da Champions, a 29 de Agosto de 2007. 

A 8 de Outubro último, dirigiu ainda, no Dragão, o Portugal-Dinamarca (3-1), da fase de qualificação para o Euro-2012.

0 comentários: