20:05 - Futebol - Liga Zon Sagres Benfica vence Vit. Guimarães com três golos sem resposta



O Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 3-0, este domingo, na 19ª. jornada da Liga nacional. Sidnei, Aimar e Carlos Martins foram os marcadores de serviço da equipa da Luz, que garante assim 45 pontos no campeonato. Já os vimaranenses permanecem no quarto lugar, com 29 pontos.
As "águias" partiram para o encontro com o Vitória de Guimarães numa altura em que, apesar das últimas vitórias, mantêm a dificuldade em ver diminuída a distância pontual face ao actual líder da classificação, FC Porto. Aos primeiros minutos do jogo sucedem-se alguns cantos favoráveis à equipa da casa. Primeiro, num canto apontado por Pablo Aimar, a bola sobra para Gaitán mas Alex corta. Depois, novamente Aimar a marcar o canto, mas Nilson defende.

Aos seis minutos, Edgar Silva tenta um remate, após um cruzamento de Alex, mas a bola passa ao lado da baliza "encarnada". Mas a primeira oportunidade com perigo é protagonizada pela equipa de Jorge Jesus, quando ao minuto 13 Aimar ajuda à desmarcação de Gaitán, que cruza para a área mas N'Diaye corta para canto. Depois é a vez do brasileiro Luisão, que este domingo comemora o seu 30º. aniversário, ter criado perigo na área vimaranense, cabeceando muito perto da baliza de Nilson.

Ao minuto 20, Saviola aparece à entrada da área mas Nilson estava atento e evita o golo do Benfica. Pouco depois o guarda-redes acabaria por não conseguir impedir o tento da vantagem "encarnada", quando Sidnei aparece ao primeiro poste na marcação de um canto e faz o primeiro golo das "águias", através de cabeceamento, aos 24 minutos.
Em vantagem, a equipa da Luz não desiste de voltar a marcar. Aos 26 minutos, Salvio efectua um cruzamento para Saviola, que desvia a bola, tentando o remate. A bola passa ao lado da baliza vimaranense. Em seguida, Salvio volta a criar perigo junto da baliza defendida por Nilson, na marcação de um livre, mas a bola bate no poste. No minuto seguinte é Saviola a "assustar" a defesa do Vitória de Guimarães, apostando num remate, para a defesa do guarda-redes vimaranense.
A primeiro oportunidade para a equipa visitante surge apenas aos 33 minutos, quando Edgar tenta o remate, após uma falha de Sidnei, mas a bola sai ao lado da baliza de Roberto.
Numa primeira parte dominada pela equipa da casa, os jogadores do Benfica continuavam a procurar o segundo golo. Aos 36 minutos, Cardozo passa a bola a Salvio, mas o médio argentino falha a baliza de Nilson.
Já perto do final da primeira metade do encontro, Maxi Pereira tenta um remate dentro da área mas o guarda-redes adversário defende. Segue-se um remate de Gaitán, mas a bola sobra para a barra da baliza do Vitória. Ainda de destacar um cabeceamento de Cardozo no centro da área mas Nilson defende muito perto da baliza.
Poucos minutos decorridos após a entrada na segunda parte, o argentino Aimar consolida o segundo tento do Benfica, aos 49 minutos. O médio consegue desmarcar-se e segurar a bola, vinda de Sidnei, entra na área e remata de forma certeira para o fundo da baliza de Nilson. Estava feito o segundo golo da partida.
Javi García tenta um novo remate, aos 59 minutos, mas a bola passa ao lado da baliza do Vitória. Aos 64 minutos, Cardozo poderia ter feito o terceiro golo, após surgir isolado na área, chegando mesmo a marcar, mas o avançado paraguaio estava fora-de-jogo.
Aos 71 minutos é Saviola quem aproveita um passe de Cardozo, colocando a bola no interior da baliza, mas o árbitro João Ferreira assinala fora-de-jogo ao avançado argentino, por considerar que o jogador toca com a mão na bola.
Poucos minutos mais tarde, João Alves vê o cartão amarelo por derrubar Saviola dentro da área, com João Ferreira a marcar grande penalidade a favor do Benfica. Na marcação Cardozo falha, com a bola passar ao lado do poste da baliza, aos 76 minutos.
Nos minutos finais da partida de salientar uma ocasião para o Vitória de Guimarães reduzir a desvantagem. Trata-se de um remate forte, bem posicionado, de Edgar Silva, mas Roberto evita o golo, retirando a bola para canto, aos 84 minutos.
Já em tempo de descontos, Gaitán executa novo remate mas falha o baliza de Nilson. Segue-se um remate perigoso de Fábio Coentrão, de pé esquerdo. Bem sucedido haveria de ser o remate de Carlos Martins, que daria o último golo à equipa "encarnada". Aos 90’+4, o médio português fixa o resultado final, depois de rematar de forma certeira, batendo o guarda-redes vimaranense
.

O Benfica segue na segunda posição da tabela classificativa da Liga Zon Sagres, com 45 pontos, e o Vitória de Guimarães é o quarto classificado, com 29.


Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa

Benfica - Vitória de Guimarães, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Sidnei, 24 minutos.
2-0, Aimar, 49.
3-0, Carlos Martins, 90+4.

Equipas:
- Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Luisão (Jardel, 90+2), Sidnei, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Salvio, Aimar (Carlos Martins, 70), Gaitán, Saviola (Jara, 81) e Cardozo.
(Suplentes: Moreira, Airton, Jara, Felipe Menezes, Carlos Martins, Nuno Gomes e Jardel).
- Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, Ricardo, N'Diaye, Bruno Teles, Renan (Targino, 56), João Alves, João Ribeiro, Rui Miguel (Jorge Ribeiro, 46), Faouzi (João Pedro, 56) e Edgar.
(Suplentes: Douglas Jesus, Targino, Jorge Ribeiro, Cléber, João Paulo, João Pedro e Toscano).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para João Alves (76).
Assistência: 54.927 espectadores.

0 comentários: